terça-feira, 4 de novembro de 2014

ARQUEÓLOGOS DESCOBREM 43 SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS NO MUNICÍPIO DE CAMPO FORMOSO, CENTRO-NORTE DA BAHIA

Uma equipe de pesquisadores coordenados pela Arqueóloga Professora Dra. Cristiana Santana da UNEB - Campus de Senhor do Bonfim localizou durante o corrente ano de 2014 um total de 43 sítios arqueológicos dentre pré-históricos e históricos, no município de Campo Formoso, norte da Bahia. 

Os sítios pré-históricos, em maioria de pinturas rupestres estão sendo mapeados para estudo e preservação já que na área está para ser implantado o Parque Eólico Delfina.

Os sítios até então localizados estão, na maioria das vezes, em locais de difícil acesso, como em abrigos.

Nesses locais estão pintadas figuras em formas geométricas como traços, marcas de dedos, pontos, mas, algumas se assemelham ainda a humanos e animais como lagartos. A cor predominante dessas pinturas é a vermelha.


As campanhas de campo tiveram a colaboração dos pesquisadores em Arqueologia Gilmar D'Oliveira, Noelia Vieira, Manoel Santana, Hélio Santana e o técnico Reuber Leandro que desde o ano de 2013 percorrem as serras e grotas da região à procura de locais habitados por grupos pré-coloniais (que aqui viveram em tempos pré-históricos). O resultado do estudo foi considerado excelente pela coordenadora dos estudos que reforça: "são muitos sítios que servirão para estudos por muitos e muitos anos, o que deve trazer reconhecimento científico e patrimonial ao município de Campo Formoso e região".

A equipe também investigou a ocorrência de ocupações mais recentes e relacionadas aos desbravadores históricos dessa região semiárida de Campo Formoso.

Gilmar e a Professora Cristiana Santana que vêm desenvolvendo os estudos sobre sítios arqueológicos e em especial de Arte Rupestre na região de Campo Formoso desde o ano de 2007 destacam que o município é extremamente rico em sítios dessa natureza. Gilmar salienta: "eu particularmente venho estudando a região desde o ano de 2007, mas, a Professora Cristiana da UNEB de Bonfim já percorre outras regiões desse município e de municípios vizinhos desde o ano de 2001".

Durante os levantamentos de campo, a equipe da UNEB e da Empresa Consultarq, especialista em estudos arqueológicos, desenvolveram também importantes ações educativas nos povoados próximos ao empreendimento Delfina cujo intuito foi orientar a comunidade acerca do importante patrimônio que possuem. Para tanto foram realizados desde o mês de abril do corrente ano palestras, exposições e oficinas nas escolas dos povoados da região estudada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário